Resumo

Fundada em 09 de março de 1984, a Escola Estadual Professor Douglas Apratto Tenório, faz parte da rede Estadual de Ensino Público de Alagoas, atualmente oferece educação de qualidade nas modalidades de Ensino Fundamental e Edicação de Jovens e Adultos, localizada na Av. Sebastião Ferreira, s/n bairro de Palmeira de Fora, cidade de Palmeira dos Índios - AL.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

EDUCAR É CONSTRUIR PONTES

6 comentários:

  1. Diante das discussões no fórum Problemática, percebemos que o tema “leitura”, foi bastante discutido. Sem dúvida, a leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas.
    Na sociedade atual a maioria das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
    A leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito de ler, apesar das dificuldades encontradas com os acervos disponíveis. Apesar de todas as dificuldades, as escolas desenvolvem seus projetos de leitura, visando a aprendizagem de seus alunos.

    Professoras Janaina Rodrigues e Josefa Alves

    ResponderExcluir
  2. Texto coletivo – Fórum Problemática
    Diante das discussões, no fórum Problemática, percebemos que o tema “leitura”, foi bastante discutido. Sem dúvida, a leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas.
    Na sociedade atual a maioria das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
    A leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito de ler, apesar das dificuldades encontradas com os acervos disponíveis. Apesar de todas as dificuldades, as escolas desenvolvem seus projetos de leitura, visando a aprendizagem de seus alunos.

    Professoras Janaina Rodrigues e Josefa Alves

    ResponderExcluir

  3. Para trabalhar a aprendizagem em Resolução de Problemas, optei por trabalhar um tema questionado pelos alunos, buscando proporcionar uma aprendizagem significativa, levando em consideração fatos sobre a extinção de animais no decorrer da história de nosso país.
    “O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva.
    A Educação deve não apenas formar trabalhadores para as exigências do mercado de trabalho, mas cidadãos críticos capazes de transformar um mercado de exploração em um mercado que valorize uma mercadoria cada vez mais importante: o conhecimento. Dentro deste contexto, é imprescindível proporcionar aos educandos uma compreensão racional do mundo que o cerca, levando-os a um posicionamento de vida isento de preconceitos ou superstições e a uma postura mais adequada em relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que vive e do ambiente que ocupa.” Revista Gestão Universitária, Edição 40
    A diversidade da fauna na floresta amazônica impressiona, na medida em que nela se situam milhares de espécies e formas de vida. Para se ter uma idéia do tamanho desta biodiversidade, vale lembrar que existem inúmeras espécies de Animais da Amazônia como peixes, mamíferos, aves e outros Mini Animais como pequeninos insetos, dentre outras espécies como os Animais Sinantrópicos, as quais fogem do conhecimento do homem.
    © 2009 - 2012 Cultura Mix.

    http://www.dicasfree.com/animais-em-extincao-da-amazonia/
    http://animaisemextincao.com/wp-content/uploads/2012/02/animais-em-extincao-amazonia.jpg

    Há um grande número de animais da Floresta Amazônica, que se encontra em risco de extinção.
    Acessem os links acima e em seguida, em pequenos grupos, respondas as questões:
    • O que causa extinção de animais na Amazônia?
    • Monte um painel com os pontos a seguir, que facilitará sua pesquisa:
     O que sabemos? O que queremos saber? O que descobrimos? Curiosidades.

    Módulo 3 (Experiência - Resolução de Problemas)

    Professora Janaina Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. O tema escolhido proporciona ao aluno a discutir junto ao educador sobre as diversas maneiras de compreender a importância desse Projeto para melhoria de famílias que habitam na região onde foram recuperadas estas nascentes. Assim faz-se com que o educando possa compreender os principais pontos de positividade para um bom estudo e com ele encontrar meios para melhor estudo-aprendizagem dentro e fora da sala de aula.


    Recuperação de nascentes vai beneficiar 14 mil famílias em 20 municípios
    16 JUNHO 2010 ROBERTO GONÇALVES
    Programa está sendo executado em Palmeira dos Índios em um trabalho de parcerias das secretárias municipais de Agricultura e Meio Ambiente

    Roberto Gonçalves
    O programa Sombra e água Viva foi inspirado no projeto Água Viva com o objetivo de conscientizar a população rural sobre a importância da preservação das nascentes através da participação do homem. O reflorestamento das áreas degradadas está incluído no projeto além de capacitar o agricultor para manter de forma saudável essa nova fonte de água limpa e pura.
    Este projeto lançado no Paraná pela Cooperativa Agro Pecuária de Cascavel – Coopavel foi implantado em Alagoas pelo presidente da Cooperativa Agro Pecuária de Palmeira dos Índios –Carpil, Luciano Monteiro, atualmente secretário municipal de Agricultura de Palmeira dos Índios.

    http://sertao24horas.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=450:recuperacao-de-nascentes-vai-beneficiar-14-mil-familias-em-20-municipios&catid=25:agreste&Itemid=282

    De acordo o que foi observado sobre o tema e o link acima responda em pequenos grupos:

    • O que levou as autoridades competentes da Agricultura e do Meio Ambiente a fazerem essa parceria para a recuperação destas nascentes?
    • Quais as perspectivas que as famílias dessa região podem esperar com a implantação desse Projeto?
    • Quais os principais pontos positivos que esse Projeto pode oferecer aos agricultores e suas famílias que moram nessa região?

    Módulo 3 (Experiências-resolução de problema)

    Professora: Ginalda

    ResponderExcluir
  5. Trilha - Projeto U.C.A.

    Atividade 5. Módulo 3

    Let’s Stop and Think! É uma parte do Livro Didático dos alunos da “Escola Estadual Prof⁰ Douglas Apratto Tenório”, que serve para apresentar ao aluno de Língua Inglesa, reflexões e debates sobre questões socioculturais envolvendo temas transversais e estimular esse mesmo aluno a refletir sobre questões polemicas e como posicionar-se perante situações diversas de forma fundamentada. Como trabalhamos “O Lixo no meio ambiente” com as turmas de 9⁰ Ano, resolvemos trabalhar um tema proposto pelo livro didático e que no momento estava revoltando alguns professores, coordenadores e alunos da escola: Bad Graffit X Good Grafiti (A Pichação).
    Procuramos conduzir a aula para que os alunos percebessem que o assunto era sobre ética e cidadania: Uma reflexão sobre a diferença entre arte e vandalismo.
    Pontos-chave: Levamos o problema da pichação para os alunos analisarem reflexivamente a realidade que o assunto envolvia a escola e identificassem pontos essenciais e determinantes da situação observada, separando-os do que é superficial ou apenas contingente. Esses alunos, tiveram a ideia de usar a câmera dos leptops para fotografar as pichações que sujavam os muros da escola, mas decidiram usar o celular e depois sim usar os laptops para registrarem suas indignações com tanto vandalismo.
    Pode-se perceber que essa metodologia foi de especial importância, e apropriada para o que se conseguiria atingir, pois os mesmos puderam se envolver com questões sociais e compreenderam os problemas que a escola tem (entre outros gastos extras) para pintar os muros da escola sempre que vândalos os picham, puderam através desse trabalho observar a realidade, tomaram consciência e tentaram verdadeiramente compreender as consequências da poluição visual para a Escola Estadual Professor Douglas Apratto Tenório”.
    O blog: http://grampeador22.blogspot.com.br/2012/06/english-unit-4-art-is-everywhere.html
    Mostra melhor como os alunos se posicionaram em relação a esse tema.

    Os sites:
    http://pt.scribd.com/doc/35571267/Pichacao-nas-Escolas
    http://emeiffcafernandes.arteblog.com.br/274400/PICHACAO-NA-ESCOLA/
    http://www.revistaencontro.com.br/revista/edicao/132/cidade/fora-pichadores.html
    Mostra como outras escolas se uniram para tratar o tema:
    Lamento que os trabalhos não se seguiram, os alunos pretendiam, juntos, pintar novamente os muros da escola e trabalhar melhor o social entre os alunos do fundamental I e II. Mas, ficou o gostinho de vitória na boca e com certeza, iniciaremos 2013, com essa proposta, juntos: professores, direção, alunos e principalmente com a ajuda dos laptops, para nunca deixarem os alunos calados em meio a problemas que surjam na nossa escola, e na nossa comunidade.

    Professores: Adilson, Janaina e Josefa Alves

    ResponderExcluir
  6. EIXO 1 - PROPOSTA DE PROJETO
    Justificativa
    As coordenadoras pedagógicas da Escola Estadual Professor Douglas Apratto Tenório e do Programa Mais Educação visando atender as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes das turmas 4°,5°e 6°ano do Ensino Fundamental, diante das observações realizadas no dia -a- dia da sala de aula, sentiram a necessidade de planejar aulas lúdicas fazendo uso da tecnologias, especificamente das máquinas laptops sob uma metodologia ao alcance de todos os envolvidos.
    Objetivo
    Interdisciplinarizar o Macrocampo: Letramento e Matemática, sob um projeto com ações de um acompanhamento pedagógico centrado nas dificuldades de leitura , escrita e matemática que ora apresentadas em sala de aula.

    Atividades recursos pedagógicos:
    ŸLeitura das obras do Ziraldo;
    ŸContos e reconto dos livros;
    ŸDesenhos dos personagens fazendo uso dos laptops;
    ŸResumo das obras infantis do Ziraldo no editor de texto;
    ŸUso dos laptops;
    ŸJogos matemáticos;
    ŸDesenhos dos personagens;
    ŸEstudo da tabuada.


    Avaliação
    A avaliação aconteceu através de observações contínuas com encontros semanais destacando a prática pedagógica e o ensino aprendizagem, refazendo às atividades direcionadas a superar as dificuldades apresentadas.
    Equipe: Sebastiana, Socorro, Luciana , Fernanda, Karine , Jeane, Isabel, Edna, Luciene, Evaldo, Tânia, Ana Rita, Janete, Janieide, Almir, Marcos Rocha, Marcos Fernando e Lucinéia, Adilson, Janaína Rodrigues e Ginalda.

    ResponderExcluir